23 de março de 2021

Por que não optar por um fiador na hora de alugar um imóvel?

Postado por Jamaica Imóveis em 23/mar/2021 - Sem Comentários

Por que não optar por um fiador na hora de alugar um imóvel?

Um fiador pode atrasar a sua mudança e trazer muita dor de cabeça, entenda como.

Alugar um imóvel é uma excelente opção para pessoas que ainda não estão prontas para comprar uma casa ou apartamento próprios e as opções são bastante variadas. Porém, também existem algumas exigências para dar entrada no processo de aluguel e nós vamos falar delas a seguir.

O fiador nada mais é do que alguém que assume a responsabilidade por quem está alugando o imóvel. Geralmente essa pessoa é um parente ou amigo próximo do locatário e possui uma renda mais elevada ou então bens já adquiridos. Caso o inquilino deixe de realizar os pagamentos é o fiador quem assumirá a responsabilidade da dívida.

Porém, apesar de ser comum, o fiador não é a única forma de garantia na hora de alugar. E sinceramente, existem muitas vantagens em não alugar com fiador, vamos te contar quais são a seguir e também as outras formas melhores de garantia.

A Burocracia é menor

Para poder registrar um fiador como parte do seu contrato de locação, são necessários uma série de documentos dele, isso sem contar as diversas assinaturas e autenticações em cartório que também serão pedidas com o passar do tempo. Essas exigências podem atrasar muito o processo de locação e dar bastante dor de cabeça ao inquilino.

Você evita problemas com familiares

Como foi dito, é comum que se use um familiar como fiador, ainda mais se essa pessoa em questão já possuir uma vida financeira mais estável do que o futuro inquilino. É bom contar com o apoio familiar, mas isso também pode levar a alguns problemas de convivência, caso aconteça algum imprevisto ou ocorrência envolvendo o imóvel. Se você prefere evitar esse tipo de estresse e não quer ouvir comentários desagradáveis na ceia de Natal, então vale a pena buscar outras alternativas para conseguir alugar sua casa.

Quais são as opções para conseguir alugar sem um fiador?

Seguro Fiança: Esse é um dos modelos mais comuns para aqueles que não querem contar com um fiador. No lugar dele, o inquilino usa um serviço de seguro fiança, no qual a empresa seguradora se responsabiliza por pagar os aluguéis em caso de falta de pagamento. Na prática, isso funciona como em qualquer outro serviço de seguro.

Título de Capitalização: Essa opção funciona de forma parecida ao depósito caução, mas, em vez de um valor X oferecido diretamente no início, é feita a aquisição de um título de capitalização junto a uma seguradora ou banco. Esse título servirá como um fundo de reserva e será amortizado quando o contrato de locação acabar.

Por: Jamaica Imóveis

0 Comentários

Deixe o seu comentário!