Como fazer um jardim vertical?

Jardim vertical pode reavivar todo um ambiente, as plantas com sua diversificação de cores tem esse poder. Dessa forma qualquer cômodo ligado a partes externas pode ser um bom local […]

LER MAIS

6 dicas para alugar um imóvel em Curitiba

Alugar um imóvel não é uma tarefa tão fácil. Existem muitas etapas até você concluir que realmente a casa é sua. Ainda existem os medos se aquele lugar que você […]

LER MAIS

Saiba qual é a documentação necessária para contratar o seguro fiança

Para quem quer contratar o seguro fiança, a documentação pode ser diversificada de acordo com a pessoa. Entretanto, ao contratar, este seguro oferece diversas vantagens para quem quer alugar seu […]

LER MAIS
3 de fevereiro de 2020

Conheça seu bairro: Tarumã

Postado por Jamaica Imóveis em 03/fev/2020 - Sem Comentários

O bairro tem esse nome devido a imensa quantidade de árvores que são chamadas de Tarumãs, que são comuns na região.

Sua história

O bairro Tarumã em 1950 na cidade de Curitiba, ainda era caracterizado por grandes campos e banhados. A situação começou a mudar com a instalação do Jockey Club do Paraná que trouxe desenvolvimento para a região. O Jockey Club também foi muito importante na migração da população para a região, que dessa maneira construiu nas duas margens da BR-116.

Locais e atividades

O Bairro Tarumã tem na sua localidade grandes e importantes espaços da capital, o Ginásio Professor Almir Nelson de Almeida, conhecido popularmente como Ginásio do Tarumã, Sediou importantes competições, como o Campeonato Sul-americano Masculino e Feminino de vôlei, o Campeonato Mundial Masculino da mesma modalidade, o Brave, um dos maiores eventos de MMA do mundo, e os Jogos Escolares da Juventude, considerado as olimpíadas escolares nacionais, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil – COB.

O Vitória Vila, uma badalada casa noturna da cidade muito conhecida pelos curitibanos também está localizado no bairro.

Um dos estádios de futebol da cidade, o pinheirão, fica na região. O estádio foi palco de grandes disputas do futebol brasileiro incluindo jogos da seleção brasileira.

O que fazer no bairro realmente não falta, até porque a pouco tempo foi inaugurado o maior shopping de Curitiba o Jockey Plaza, com mais de 400 lojas e uma estrutura gigantesca. 

Escolas

O bairro oferece algumas opções de escolas para as crianças, a principal da região que também é conhecida por toda a cidade pela sua qualidade de ensino é o Colégio Militar de Curitiba.

Vias

A Rodovia Régis Bittencourt facilita o deslocamento da população do bairro Tarumã, juntamente com a Avenida Victor Ferreira do Amaral, na qual circulam diversas linhas de ônibus.

Jockey Club

Fundado na data de 2 de dezembro de 1873, pelo capitão Luís Jacamo, que era oficial da cavalaria do império, a primeira sede do Jockey Club era localizada no terreno que fica entre o cruzamento da Avenida Marechal Floriano Peixoto, com a Avenida Kennedy, onde se localiza atualmente o Hospital Psiquiátrico Nossa Senhora da Luz.

Na época era conhecido como Prado Jacomé, contudo em 1899 teve uma mudança de endereço para um local bem maior e interessante, que ficava no bairro Guabirotuba.

Neste local houve a construção de uma grande e ampla arquibancada para que pudesse receber e acomodar os espectadores da classe alta de Curitiba.

Hoje a localidade é conhecida como Prado Velho, devido a isso a arquibancada do local foi então preservada, sendo hoje parte do patrimônio da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) e a outrora tribuna do Jockey Club do Guabiroba se tornou o museu Universitário da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, que está aberto desde 1984.

Ainda neste local, muitos fatos históricos da cidade de Curitiba ocorreram, como o primeiro evento relacionado ao futebol, com proporções maiores, da cidade de Curitiba em 1909. Primeiro ocorreu um jogo de futebol na cidade de Ponta Grossa, em um combinado de descendentes de alemães de Curitiba, contra os ingleses que foram responsáveis pela estrada de ferro da cidade de Ponta Grossa.

Após este jogo que ocorreu em Ponta Grossa, os curitibanos que representaram a cidade, criaram o Coritiba Football Club (o primeiro time do estado) e receberam os ingleses para uma primeira partida de um clube paranaense, utilizando o gramado do Jockey Club, no Prado do Guabirotuba.

Em 1914, ocorreu o primeiro vôo e pouso de um avião na cidade de Curitiba, o qual também ocorreu no gramado do Prado Guabirotuba. Em 1919 foi marcada a primeira presença da Miss Paraná, a Srta. Didi Caillet. Marta Rocha (Miss Brasil), também compareceu no Prado do Guabiroba, no Grande Prêmio do Paraná, último evento do local.

Em 1955, o Jockey Club foi transferido para a sede atual que fica agora no bairro Tarumã, que se localiza na Avenida Victor Ferreira do Amaral.

Acompanhe nosso blog e fique cada vez mais informado. Precisa alugar ou comprar um imóvel? Aqui na Jamaica Imóveis, temos o imóvel perfeito para planejar o seu futuro.

Por: Jamaica Imóveis

0 Comentários

Deixe o seu comentário!