Qual o melhor piso para colocar na cozinha? Tome a decisão correta

Entre tantas opções de pisos que podemos escolher no mercado, como saber o melhor piso para colocar na cozinha? Atualmente, mesmo com tantos pisos de diversos tamanhos, materiais e cores, […]

LER MAIS

Como Declarar Um Imóvel No Imposto De Renda

Inicialmente, quando assunto é declarar um imóvel no Imposto de Renda, todos se assustam. O medo de errar no leão sempre ronda aqueles quem tem algum bem para declarar. Ainda […]

LER MAIS

5 vantagens de morar em condomínio fechado

As vantagens em morar em um condomínio fechado tem chamado atenção de novos compradores. Ainda mais em nosso país, em que qualquer lugar que tenha o mínimo de restrição e […]

LER MAIS
5 de fevereiro de 2020

Conheça seu bairro: Pinheirinho

Postado por Jamaica Imóveis em 05/fev/2020 - Sem Comentários

Este bairro da cidade de Curitiba é um dos maiores da cidade, sendo localizado na região sul da cidade. Faz divisa com os bairros, Cidade Industrial, Sítio Cercado, Capão Raso, Xaxim e também o bairro Taquara.

Dentro da cidade de Curitiba é considerado um dos grandes centros de comércio popular, sendo o grande destaque a Avenida Winston Churchill, que é a principal do bairro.

Sua história

Um dos mais antigos da cidade, o bairro Pinheirinho teve sua formação datada no início do Século XIX, considerada uma região de passagem e descanso dos viajantes que percorriam as estradas entre Curitiba e a região mais ao sul.

Ainda no Século XIX, o local era chamado de Capão Alto, e na sua região foram construídos vários armazéns, restaurantes e hotéis, o que permitiu o desenvolvimento do bairro.

O nome do bairro é fruto dos vários pinheiros que ficavam agrupados na entrada de uma das grandes fazendas da região, incluindo as dividas que delimitavam os terrenos.

Considerando os vários empreendimentos (ferrarias, armazéns, hotéis e etc), como referências da época podemos citar a Fábrica de Vinho Tinto Pinheirinho, Churrascaria Gaúcha, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) entre outros.

Temos ainda a sede das antigas instalações militares da Quinta Região Militar, o Quartel do Pinheirinho, que era situada em momento anterior na Praça Rui Barbosa, que veio para região que era utilizada para treinamento de tropas e ponto dos animais.

Através da Lei estadual nº 5409, foi criado o Distrito do Pinheirinho.

Fase atual do bairro

O bairro está em constante desenvolvimento comercial e é próximo a Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Também podemos destacar a ampla gama de serviços e também de comércios, o que proporciona a população ter acessos aos supermercados, postos de saúde e também bancos.

Outro grande destaque do bairro Pinheirinho é Vila das Indústrias, uma área que é dedicada a indústria, podemos ressaltar ainda a produção de tecnologia na região.

Em 1975, através do Decreto nº 774, foi definida a determinação administrativa do Pinheiro, que ficou da seguinte forma:

Ponto inicial na confluência da Marginal da BR-116 com divisa do Jardim Urano, Arroio Pinheirinho, Ribeirão dos Padilhas, Arroio Cercado, divisa Sul da Vila Santo Antonio, Rua Nicola Pellanda, divisa Sul do jardim San Carlo, Ribeirão Passo dos França, Marginal da BR-116, Estrada sem nome (divisa Min. do Exército), Ribeirão Passo dos França, Córrego Capão Raso, Arroio sem nome, Ruas Olindo Sequinel, André Ferreira Barbosa, Francisco Raitani, Ipiranga, Marginal da BR-116, até o ponto inicial.

Locais e atividades

O bairro Pinheirinho, fica na região sul da cidade de Curitiba e como citamos era uma passagem constante de tropeiro que aproveitavam também para descansar. Uma imensa fazenda foi a origem do bairro, tendo seu nome relacionado a Pinheiros existentes no local.

Com a construção da BR-116, nos anos 50, o bairro veio a se desenvolver muito, sendo fundamental tal obra pública. Além da rodovia, também podemos citar o terminal de ônibus da região como um grande facilitador de deslocamento urbano da população;

Grande parte das lojas se concentram na Avenida Winston Churchill e para as compras os moradores têm acesso a 2 importantes shoppings, o Popular e o Palladium, que ficam nas proximidades.

Morar no Pinheirinho

Por ser um bairro extenso, são mais de 10 km² de área, e bastante populoso quase 50 mil habitantes, é uma região mista, tanto residencial quanto comercial, o que pode ser vantajoso, já que irá ter fácil acesso aos comércios e serviços.

Para famílias com filhos em idade escolar, o bairro é uma ótima opção de moradia, já que possui uma boa estrutura de escolas, principalmente ensino fundamental e médio, e entre eles, existem as opções de particulares e públicos.  

O Pinheiro tem uma excelente estrutura para você e toda sua família.

Acompanhe nosso blog e fique cada vez mais informado. Precisa alugar ou comprar um imóvel? Aqui na Jamaica Imóveis, temos o imóvel perfeito para planejar o seu futuro.

Por: Jamaica Imóveis

0 Comentários

Deixe o seu comentário!