Qual o melhor piso para colocar na cozinha? Tome a decisão correta

Entre tantas opções de pisos que podemos escolher no mercado, como saber o melhor piso para colocar na cozinha? Atualmente, mesmo com tantos pisos de diversos tamanhos, materiais e cores, […]

LER MAIS

Como Declarar Um Imóvel No Imposto De Renda

Inicialmente, quando assunto é declarar um imóvel no Imposto de Renda, todos se assustam. O medo de errar no leão sempre ronda aqueles quem tem algum bem para declarar. Ainda […]

LER MAIS

5 vantagens de morar em condomínio fechado

As vantagens em morar em um condomínio fechado tem chamado atenção de novos compradores. Ainda mais em nosso país, em que qualquer lugar que tenha o mínimo de restrição e […]

LER MAIS
5 de fevereiro de 2020

Conheça seu bairro: Fazendinha

Postado por Jamaica Imóveis em 05/fev/2020 - Sem Comentários

O bairro Fazendinha é localizado na região sudoeste da cidade de Curitiba, tendo relação com o Atalho da Fazendinha, caminho que fazia ligação entre as estradas de Campos Gerais e de São José dos Pinhais, a qual era muito utilizada por tropeiros em meados do Século XVIII.

Sua história

A história da criação da região está relacionada a 1887, com a chegada da família Klemtz, que após adquirir terras, veio fundar a Olaria Esperança.

O grande salto de desenvolvimento do bairro se deu por volta de 1950, quando as fazendas da região (antigas) começaram a serem loteadas para urbanização.

A origem do nome é devido a passagem dos tropeiros vindos de Campos Gerais para o Litoral, que ficou conhecido como “atalho da Fazendinha”.

Existia uma trilha, que era muito utilizada e que unia estrada de São José, até Campos Gerais e que promovia o caminho do gado, assim como das tropas, que se dirigiam ao litoral.

Quando as tropas chegavam a Curitiba, iam pelo caminho de São José do Arraial para a continuidade da viagem. A trilha então era chamada de “Atalho da Fazendinha” ou ainda de “Rodeio”, devido a ligação entre Campo Comprido e o Portão, reduzindo a distância da viagem.

Com isso, o nome acabou sendo usado e hoje dá nome a um dos vários bairros da cidade de Curitiba.

Fase atual

Dentre as facilidades que o bairro Fazendinha oferece aos seus moradores está a Rua da Cidadania, onde a população da região tem acesso a serviços públicos da Prefeitura assim como acesso a um terminal de ônibus.

O bairro, como citamos, está localizado na região sudoeste da cidade e faz divisa com bairros como, Cidade Industrial, Novo mundo, Santa Quitéria, Campo Comprido e Portão

Conforme dados divulgados pelo censo 2010 e que estão disponíveis no site do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, o bairro Fazendinha tem aproximadamente 28.000 moradores. Seu território é de 3,725 quilômetros quadrados.

A região é de fácil acesso, pois têm acesso ao Terminal de Transporte Coletivo e tem diversas linhas de ônibus.

Devido ao seu grande desenvolvimento e com isso um respectivo aumento populacional, o bairro tem vários conjuntos habitacionais e também condomínios, sendo alguns de alto padrão.

O Cemitério Jardim da Saudade fica no bairro da Fazendinha, se encontrando na Avenida João Bettega, que é considerada uma das mais importantes do bairro. Nesta rua se encontram diversas empresas e indústrias.

Locais e atividades

O bairro tem características prioritariamente residenciais, tendo o bairro duas grandes áreas verdes, o Bosque da Fazendinha, que fica no espaço que em outrora foi local da família Klemtz e também o Parque Cambuí, que tem como opções trilha para caminhada, academia ao ar livre para a população, playground e ainda diversas outras atividades.

No local correspondente a família Klemtz está localizado o Bosque Fazendinha, com uma grande área ecológica repleta de verde.

O bairro também busca preservar algumas de suas antigas residências, como é o caso da família Klemtz, que foi após a sua chegada foi responsável por olarias da região. 

Acompanhe nosso blog e fique cada vez mais informado. Precisa alugar ou comprar um imóvel? Aqui na Jamaica Imóveis, temos o imóvel perfeito para planejar o seu futuro.

Por: Jamaica Imóveis

0 Comentários

Deixe o seu comentário!