Leilão de imóveis: tudo o que você precisa saber para participar

Você pode comprar um imóvel em leilões imobiliários. Muitos investidores iniciantes ficam intimidados com o processo de leilão ou simplesmente não sabem como comprar uma casa em um leilão. No […]

LER MAIS

Direitos e deveres no aluguel de um imóvel

Está pensando em alugar um imóvel?é importante saber que existe a lei do inquilinato, na qual descreve quais são os direitos e deveres do inquilino. Evitando qualquer problema entre locador […]

LER MAIS
5 de fevereiro de 2020

Conheça seu bairro: Fazendinha

Postado por Jamaica Imóveis em 05/fev/2020 - Sem Comentários

O bairro Fazendinha é localizado na região sudoeste da cidade de Curitiba, tendo relação com o Atalho da Fazendinha, caminho que fazia ligação entre as estradas de Campos Gerais e de São José dos Pinhais, a qual era muito utilizada por tropeiros em meados do Século XVIII.

Sua história

A história da criação da região está relacionada a 1887, com a chegada da família Klemtz, que após adquirir terras, veio fundar a Olaria Esperança.

O grande salto de desenvolvimento do bairro se deu por volta de 1950, quando as fazendas da região (antigas) começaram a serem loteadas para urbanização.

A origem do nome é devido a passagem dos tropeiros vindos de Campos Gerais para o Litoral, que ficou conhecido como “atalho da Fazendinha”.

Existia uma trilha, que era muito utilizada e que unia estrada de São José, até Campos Gerais e que promovia o caminho do gado, assim como das tropas, que se dirigiam ao litoral.

Quando as tropas chegavam a Curitiba, iam pelo caminho de São José do Arraial para a continuidade da viagem. A trilha então era chamada de “Atalho da Fazendinha” ou ainda de “Rodeio”, devido a ligação entre Campo Comprido e o Portão, reduzindo a distância da viagem.

Com isso, o nome acabou sendo usado e hoje dá nome a um dos vários bairros da cidade de Curitiba.

Fase atual

Dentre as facilidades que o bairro Fazendinha oferece aos seus moradores está a Rua da Cidadania, onde a população da região tem acesso a serviços públicos da Prefeitura assim como acesso a um terminal de ônibus.

O bairro, como citamos, está localizado na região sudoeste da cidade e faz divisa com bairros como, Cidade Industrial, Novo mundo, Santa Quitéria, Campo Comprido e Portão

Conforme dados divulgados pelo censo 2010 e que estão disponíveis no site do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, o bairro Fazendinha tem aproximadamente 28.000 moradores. Seu território é de 3,725 quilômetros quadrados.

A região é de fácil acesso, pois têm acesso ao Terminal de Transporte Coletivo e tem diversas linhas de ônibus.

Devido ao seu grande desenvolvimento e com isso um respectivo aumento populacional, o bairro tem vários conjuntos habitacionais e também condomínios, sendo alguns de alto padrão.

O Cemitério Jardim da Saudade fica no bairro da Fazendinha, se encontrando na Avenida João Bettega, que é considerada uma das mais importantes do bairro. Nesta rua se encontram diversas empresas e indústrias.

Locais e atividades

O bairro tem características prioritariamente residenciais, tendo o bairro duas grandes áreas verdes, o Bosque da Fazendinha, que fica no espaço que em outrora foi local da família Klemtz e também o Parque Cambuí, que tem como opções trilha para caminhada, academia ao ar livre para a população, playground e ainda diversas outras atividades.

No local correspondente a família Klemtz está localizado o Bosque Fazendinha, com uma grande área ecológica repleta de verde.

O bairro também busca preservar algumas de suas antigas residências, como é o caso da família Klemtz, que foi após a sua chegada foi responsável por olarias da região. 

Acompanhe nosso blog e fique cada vez mais informado. Precisa alugar ou comprar um imóvel? Aqui na Jamaica Imóveis, temos o imóvel perfeito para planejar o seu futuro.

Por: Jamaica Imóveis

0 Comentários

Deixe o seu comentário!