Como saber a situação do meu imóvel?

Segundo o Ministério de Desenvolvimento Social, cerca de 30 milhões de imóveis estão em situação irregular e podem gerar uma bela dor de cabeça na hora de resolver. Além disso, […]

LER MAIS

Qual o melhor piso para colocar na cozinha? Tome a decisão correta

Entre tantas opções de pisos que podemos escolher no mercado, como saber o melhor piso para colocar na cozinha? Atualmente, mesmo com tantos pisos de diversos tamanhos, materiais e cores, […]

LER MAIS

Como Declarar Um Imóvel No Imposto De Renda

Inicialmente, quando assunto é declarar um imóvel no Imposto de Renda, todos se assustam. O medo de errar no leão sempre ronda aqueles quem tem algum bem para declarar. Ainda […]

LER MAIS
24 de abril de 2020

Como Declarar Um Imóvel No Imposto De Renda

Postado por Jamaica Imóveis em 24/abr/2020 - Sem Comentários

Inicialmente, quando assunto é declarar um imóvel no Imposto de Renda, todos se assustam. O medo de errar no leão sempre ronda aqueles quem tem algum bem para declarar.

Ainda mais quando é a primeira vez em que a pessoa está enfrentando esse tipo de imposto. Sendo assim, é natural que surjam dúvidas.

Então, vamos tentar esclarecer o que é necessário para declarar imóvel no Imposto de Renda. Para que, dessa forma, nenhuma dúvida paire na hora da declaração.

Documentos necessários

O imposto de renda, como todos sabem, é um imposto anual onde se declara todos bens e lucros.

Da mesma forma que você precisa declarar um carro, você vai precisar também declarar o seu imóvel. 

Para isso, são necessários os seguintes documentos:

●       Escritura pública.

●       Contrato de compra.

●       Venda firmada em cartório.

Financiado e à Vista: qual é a diferença?

A forma como a compra do imóvel foi realizada, interfere em como ele deve ser declarado.

Se a compra foi feita à vista, então o imóvel deverá ser anexado a ficha de Bens e Direitos, especificando o código do bem de acordo com a escritura.

Caso a forma de pagamento tenha sido por meio de financiamento, o processo é um pouco mais trabalhoso. Você deve incluir o maior número de informações que puder: 

  • Data de quando foi realizada a compra.
  • De quem foi adquirido.
  • Qual instituição concedeu o financiamento.
  • Endereço do imóvel .
  • Área total do imóvel. 

O valor a ser declarado é por qual foi adquirido, ele não deve ser atualizado.

Venda de imóveis

Além disso, a venda de imóveis também deve ser declarada no Imposto de Renda.

Nesse caso, tanto o valor da venda quanto o valor de quando foi adquirido devem ser declarados. E as seguintes informações são necessárias.

O valor de venda deve ser declarado. Assim como o valor de quando foi comprado, nesse contexto são necessários:

●       CPF do comprador.

●       Descrição do bem.

●       Forma de pagamento.

●       Prazos.

Declaração de imóveis alugados

Ainda há também necessidade de declarar imóveis que estão alugados, tanto para recebimento e pagamento de aluguel é obrigatória a apresentação das rendas para o Leão.

O proprietário deve apresentar o rendimento dos valores pagos mensalmente, já o locatário deve apresentar o valor por qual aluga.

O que ocorre com a não declaração do imóvel?

Caso ocorra a não declaração do imóvel, ainda existem opções de retificação em que você corrige o valor não declarado, sem a presença de multas. A correção ocorre no ano seguinte ao ano que o valor não foi declarado, sendo essa a única opção possível de correção relacionada ao Imposto de Renda.

Entretanto, se permanecer a não declaração, a pessoa envolvida estará passível de multas. O valor das mesmas variam de acordo com a infração, caso seja constatada uma sonegação planejada a multa pode atingir juros de mais de 120%.

Portanto, é importante se atentar aos prazos que a receita disponibiliza anualmente. É fundamental organizar todos os documentos necessários, para assim não ter nenhum problema judicial.

Por: Jamaica Imóveis

0 Comentários

Deixe o seu comentário!