Como conciliar a carreira profissional e os filhos durante a pandemia?
19 de março de 2021

Como conciliar a carreira profissional e os filhos durante a pandemia?

Postado por Jamaica Imóveis em 19/mar/2021 - Sem Comentários

Como conciliar a carreira profissional e os filhos durante a pandemia?

Com as crianças em casa é difícil manter o ritmo de trabalho, mas existem coisas simples que podem ajudar

 Por causa das medidas de isolamento social adotadas para conter a pandemia, muitas famílias precisaram  readequar as suas rotinas dentro de casa. Essa mudança pode ser desafiadora para algumas pessoas, principalmente na parte de conciliar a vida profissional com os cuidados com os pequenos. Pensando nisso, reunimos algumas dicas imperdíveis para você tirar a quarentena de letra e ainda conseguir se organizar direitinho.

O home office (trabalho em casa) dá uma sensação de liberdade para o profissional, não concordam? Mas, apesar da flexibilidade de horários e do conforto que ficar trabalhando em casa proporciona, isso não quer dizer que não existam responsabilidades e prazos a serem cumpridos. Normalmente, os horários de trabalho são os mesmos de quando o funcionário trabalhava presencialmente, ou então são ajustados em acordo comum com o chefe. Portanto, para que não haja sobrecarga de tarefas é interessante que a família organize a rotina de casa. 

Atividades domésticas devem ser realizadas antes do começo do expediente ou então depois do seu término. Outra dica valiosa é incluir o período de aulas dos filhos junto dessa rotina, pois é importante que a criança possua um espaço próprio para estudar sem muitas distrações. Nesse espaço de tempo evite chamá-la para fazer outras coisas, para não atrapalhar os estudos. Quando a rotina do lar está organizada, levando em conta as atividades, horários e necessidades de toda a família, a convivência se torna muito mais fácil e prazerosa.

Estabeleça tarefas para todos os membros da família

Uma quarentena é algo completamente novo para a maior parte das pessoas, afinal o Brasil nunca passou por algo semelhante antes. Por isso, estabelecer parcerias e fazer com que todos se ajudem pode facilitar muito na conciliação das atividades. Uma boa dica é montar uma tabelinha, contendo as tarefas de cada um na casa. É importante conversar com os filhos e ajudá-los a entender a importância dessas tarefas e deixá-los cientes de que a participação deles é muito importante. Você pode inclusive aproveitar esse momento para melhorar a interação com as crianças!

Separe um espaço para que você possa trabalhar

Assim como os seus filhos precisam ter o seu espaço de estudo, você também precisa ter o seu espaço de trabalho. Opte por um ambiente claro e arejado, se possível próximo a uma janela. Porém, se você mora numa vizinhança muito barulhenta, talvez seja melhor evitar janelas e optar por um ambiente mais fechado. Uma mesa simples para o computador e uma cadeira apropriada farão o resto da magia. Lembre-se que o seu local de trabalho deve ser acima de tudo confortável, portanto não tenha medo de adequá-lo ao seu gosto, ainda mais se isso te ajuda a produzir mais e melhor. Uma boa dica é focar nas tarefas mais complexas do dia enquanto a criança ou o adolescente está em horário de aula, assim ambos estarão ocupados e fica mais difícil interromper o outro.

Reveze nos cuidados com os filhos pequenos

Essa dica vai ajudar muitos os casais em que ambos estão trabalhando em casa. O revezamento pode ajudar muito naquelas horas em que um está fazendo uma tarefa muito complicada ou urgente e o outro está um pouco mais tranquilo. Dessa maneira todos se ajudam e os pequenos não ficam sem assistência. Por isso, é importante delimitar as tarefas e horários de cada um, respeitando sempre os limites e as possibilidades de ambos.

Programe intervalos para você

Como ninguém é de ferro (menos o Superman que era de aço), é totalmente compreensível que você precise tirar um tempinho para você, durante o dia de trabalho. Se na empresa os funcionários têm direito a intervalos, então por que em casa seria diferente? A cada 1 hora trabalhada você pode separar 10 minutos para tomar uma água e descansar um pouco a cabeça, lembrando que esse tempo é apena uma sugestão nossa. O importante é não acabar prolongando demais os intervalos, para não atrasar o trabalho, e também não deixar de fazê-los. Ter disciplina é fundamental para seguir uma rotina!

Seja paciente, mas não tenha medo de procurar ajuda caso necessário

Essa é sem dúvidas a chave para o sucesso! Ter paciência. Sim, sabemos que pode ser difícil manter a cabeça fria em certos momentos, mas é importante ter em mente que o isolamento social e todas as suas consequências são coisas relativamente novas tanto para o seu parceiro (a) quanto para os seus filhos. Portanto, é normal que haja estresse, depressão entre tantos outros problemas. Se a convivência em casa estiver muito abalada, não tenha medo de buscar ajuda profissional, afinal não é vergonha alguma admitir que há um problema e que você não consegue resolver. Lembrando que diversos psicólogos estão fazendo atendimento por vídeo-chamada e por Whatsapp também, dessa forma você não precisa se deslocar até um consultório e assim correr riscos.

Por: Jamaica Imóveis

0 Comentários

Deixe o seu comentário!