Qual o melhor piso para colocar na cozinha? Tome a decisão correta

Entre tantas opções de pisos que podemos escolher no mercado, como saber o melhor piso para colocar na cozinha? Atualmente, mesmo com tantos pisos de diversos tamanhos, materiais e cores, […]

LER MAIS

Como Declarar Um Imóvel No Imposto De Renda

Inicialmente, quando assunto é declarar um imóvel no Imposto de Renda, todos se assustam. O medo de errar no leão sempre ronda aqueles quem tem algum bem para declarar. Ainda […]

LER MAIS

5 vantagens de morar em condomínio fechado

As vantagens em morar em um condomínio fechado tem chamado atenção de novos compradores. Ainda mais em nosso país, em que qualquer lugar que tenha o mínimo de restrição e […]

LER MAIS
29 de maio de 2020

Qual a diferença entre Matrícula e Registro de Imóveis?

Postado por Jamaica Imóveis em 29/Maio/2020 - Sem Comentários

São diversas as documentações que envolvem o mercado imobiliário, desta forma é muito comum quem não é do mercado não saber o significado de cada um, principalmente a diferença entre registro de imóvel e a matrícula do imóvel. Muitas pessoas confundem e acham que os dois são iguais, mas são documentos distintos, cada um com sua finalidade.

 

Registro do imóvel

O registro do imóvel comprova quem é o proprietário, mesmo que a pessoa já tenha pago totalmente o valor do imóvel, não pode-se considerar proprietário se não tiver este documento. Este registro deve constar na matrícula do imóvel, que possui dados referentes ao negócio, seja de compra e venda ou até mesmo hipoteca. O registro deve ser retirado após a assinatura do contrato de compra e venda do imóvel, que confirma a negociação que foi efetivada. Nele terá as informações do nome, domicílio, nacionalidade do comprador do imóvel e também do vendedor, a data do registro, valor do contrato ou da dívida, bem como prazos e condições, incluindo sempre os juros, caso haja essa taxa, a data do registro e caso seja pessoa jurídica, sede social e número da inscrição do CNPJ.

Matrícula do imóvel

A matrícula do imóvel é um documento retirado em um Cartório de Registro de Imóveis e tem a finalidade de individualizar a propriedade. Terá todas as informações necessárias para identificação jurídica da propriedade, constarão as informações essenciais do imóvel como a localização, descrição, indicação fiscal e outros dados. Todos os acontecimentos ligados ao imóvel como quem foram os proprietários antigos e quem é o atual, se já houve alguma movimentação, como hipoteca, penhora, construção, demolição ou inventário ficam registrados na matricula.

A principal diferença entre ambos é que a matrícula é uma documentação geral do imóvel que contém todas as informações sobre o bem, enquanto o registro está relacionado com a posse do imóvel. Retirar o registro e a matrícula da propriedade é uma obrigação prevista em lei, então deve ser feito da forma correta, é importante ter o auxílio de um profissional que irá te auxiliar em todos os processos.

Caso tenha alguma dúvida deixe nos comentários, será um prazer compartilhar ideias sobre Qual a diferença entre Matrícula e Registro de Imóveis?

 

Por: Jamaica Imóveis

0 Comentários

Deixe o seu comentário!