Susto com o boleto do IPTU? Taxa do lixo desvinculada “muda” o valor.

 

Proprietários de imóveis em Curitiba se assustaram com o valor impresso nos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) recebido este ano. Isso porque, além do reajuste do imposto aprovado em dezembro pela Câmara Municipal, a partir deste ano a Taxa de Coleta de Lixo (TCL) está desvinculada do imposto predial, embora ambos sejam pagos juntos. A intenção é zerar o déficit de cerca de R$ 80 milhões no pagamento ao serviço de coleta com a inclusão de mais contribuintes, de acordo com cálculos da prefeitura. A previsão para o custo de coleta em toda a cidade este ano é de R$ 209 milhões.

Aprovado em dezembro do ano passado pelos vereadores, o imposto predial sofreu reajuste de 4% para imóveis com edificação e 7% para terrenos vazios. Assim, considerando projeções do mercado financeiro para a inflação do período entre novembro de 2016 ao mesmo mês de 2017, os proprietários de imóveis com edificação se veem diante de um acréscimo total de aproximadamente 7% sobre o que foi pago no ano passado. Para os espaços onde não há construção, o acréscimo é de cerca de 10%.

A TCL continua incluída e discriminada no boleto do IPTU, e a operação de pagamento permanece a mesma. Com a desvinculação da taxa, os imóveis residenciais passam a pagar R$ 275,40 e os não residenciais, R$ 471,60. Os valores são os mesmos já praticados no ano passado, informa a prefeitura. Para efeito de avaliação, o município considera a taxa residencial para o imóvel que gera até 600 litros de resíduo por semana.

Até o ano passado, havia um limitador relativo à taxa de lixo paga pelos proprietários. Ele impedia que o valor da taxa fosse maior que o cobrado pelo IPTU; assim, quem pagava R$ 50 de imposto predial, por exemplo, desembolsava outros R$ 50 para o serviço de coleta. “Com essa limitação, alguém estava pagando a diferença”, explica Sérgio Luiz Primo, diretor do departamento de Rendas Imobiliárias da prefeitura. “Era o município. Chegamos em 2017 com um déficit de R$ 80 milhões no serviço de coleta de lixo”, informa.

Como o valor arrecadado ficava abaixo do custo do serviço, Primo acrescenta que o município precisava tirar recursos destinados a outras áreas para que o serviço não fosse interrompido. Segundo números da prefeitura, no ano passado, foram arrecadados R$ 120 milhões para um serviço que custa R$ 200 milhões.

Isentos passam a pagar

Segundo informações publicadas no site da prefeitura, como historicamente IPTU e taxa do lixo eram cobrados juntos, os descontos e imunidades relativas ao imposto acabavam incidindo também na taxa. A isenção é concedida a proprietários de imóvel simples – de até 70 metros quadrados de área construída, padrão simples de acabamento e valor venal de até R$ 140 mil, e edificações construídas pela Cohab, incluindo as do programa Minha Casa Minha Vida -, mais clubes, igrejas, associações e imóveis públicos. Somados, informa a prefeitura, somam 450 mil imóveis em Curitiba, ou mais da metade de total.

Para esses, o desconto da taxa variava, de acordo com cada caso, desde 1% da taxa até a isenção total da cobrança do serviço. Agora, os imóveis isentos também passam a pagar pelo serviço. No caso dos imóveis simples, os proprietários vão pagar 50% dos R$ 275,40.

“Para que seja possível fazer a composição dos valores, ou se aumenta demasiadamente o valor da taxa ou se traz mais contribuintes para a lista. Foi escolhida a segunda opção, a mais viável”, detalha. “O imposto é gradual de acordo com o patrimônio: quem tem patrimônio maior, imóvel que vale milhões, por exemplo, paga IPTU mais elevado. A taxa é a remuneração pelo serviço prestado”, acrescenta o diretor.

Uma dificuldade de compreensão que a prefeitura informa já ter identificado nos questionamentos que tem recebido se refere à distribuição da cobrança dentro dos imóveis. Segundo Primo, se até o ano passado a taxa estava limitada ao valor do IPTU, hoje ela incide por unidade dentro do imóvel. “Se há um valor acima de R$ 275,40 no imóvel, é sinal de que tem mais de uma residência no local”, esclarece.

Como pagar

O pagamento integral – IPTU mais taxa de lixo – pode ser feito à vista, com desconto de 4%, até o dia 9 de fevereiro. Ou em até dez vezes, com parcelas mínimas de R$ 20, também para o valor total do boleto. A operação de pagamento é uma e só com o documento incluindo as duas cobranças.

A prefeitura informa que não haverá alteração de valor da taxa de lixo para quem já pagava integralmente pelo serviço no ano passado. Já sobre o IPTU, incide reajuste anual.

Fonte: Gazeta do Povo

 

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Renegociação de financiamentos imobiliários atrasados.
julho 31, 2017

Para a grande maioria dos brasileiros, o sonho de comprar a casa própria só é possível através do financiamento imobiliário, pago em prestações por ininterruptos longos anos. Durante este período muita coisa pode acontecer e você não conseguir arcar com o pagamento das prestações.

É importante renegociar a divida para não perder o imóvel, a partir do momento que sinta dificuldades a pagar as parcelas. Quando um imóvel vai para leilão, o comprar pode ficar com nome incluso no cadastro de inadimplentes por 05 anos e caso o imóvel seja MCMV pode perder o direito do uso do beneficio futuramente.

Algumas opções abaixo poderá ajudar quem  esta inadimplente  com o financiamento de sua casa própria:

- Procure o banco para renegociação das parcelas, eles podem aumentar as chances de renegociação;

- Peça uma pausa no pagamento, a cada 12(doze) meses, é possível solicitar um intervalo de 01 (um) mês para próximo pagamento, o valor da parcela paga poderá ser divida entre as outras prestações seguintes, você também poderá renegociar o prazo de financiamento sem aumentar as taxas de juros, assim os valores das parcelas diminuem, mas o limite das parcelas não poderá ultrapassar a 80 anos do mutuário.

Mude de banco, Lei de Portabilidade de Crédito Imobiliário, de 2014. Você pode transferir seu saldo devedor para outra instituição com taxas menores, sem aumentar o prazo ou modificar o valor financiado. Antes, faça uma simulação no banco de destino, pois com os custos de cartório, a portabilidade pode não ser vantajosa.

Em ultimo caso faça a transferência de financiamento, você poderá transferir o financiamento de seu imóvel para outra pessoa e receber um parte em dinheiro, porem a transferência devera ser autorizada pelo banco.


 

 

Fonte: http://zh.clicrbs.com.br

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MCMV Impulsiona Mercado Imobiliário
Financiamento com juros menores
Financiamento com juros menores
julho 17, 2017

Uma informação pertinente a quem quer comprar seu imóvel com financiamento. O banco Santander baixou os juros para os próximos meses. De acordo com o portal Infomoney, no artigo escrito dia 11 de julho deste ano de 2017, os juros serão praticados de acordo com bases de juros diferenciadas para clientes pessoa física.

O Banco Santander reduziu os juros do crédito imobiliário por dois meses podendo ser estendido por mais tempo. Santander reduz juros de crédito imobiliário por dois meses.
Essa nova taxação pode ser adquirida pelos clientes pessoa física com relacionamento com o banco e ser optante pelo pagamento de empréstimo com parcelas atualizáveis. Pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação) a taxa passa a ser aplicada ao percentual de 9,49% ao ano e pela Carteira Hipotecária no percentual de 9,99% ao ano.

Para o estado do Paraná, o valor total do imóvel usado financiável é de R$ 800 mil.
Para quem procura a compra de imóvel via financiamento é uma boa oportunidade de conversar com o gerente de sua conta, caso você tenho relacionamento com o Santander.
Até nosso próximo artigo. Boa Semana

Por: jamaica
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A abertura de novo empreendimento comercial
A abertura de novo empreendimento comercial
julho 10, 2017

Devidos as constantes baixas nos valores de espaços comerciais como lojas e conjuntos comerciais, indicamos aos leitores que estejam prontos a abrir uma franquia e dar andamento ao projeto.

Com a estabilização da economia e uma previsão de crescimento, o projeto iniciado neste momento tem grandes chances de crescer, junto. Isso devido à economia em aquecimento, e o empreendimento que estiver na mente dos consumidores estarão em ascensão e crescimento.

Nós aqui da Jamaica dispomos de várias lojas e casas comerciais em locais estratégicos.

Segundo os índices de medição fornecidos pelo portal ZAP FIPE, o valor dos aluguéis para a modalidade comercial está com queda no mês de Junho de 0,49% e acumula queda nos últimos quatro meses.

Acima dissemos em projetos de aberturas de franquias. Nós levamos em conta o projeto que o próprio empreendedor produz a fim de investimento. Além do projeto próprio, a própria franquia também dispõe de um estudo prévio e expertise para o estudo da abertura física do seu negócio, isto é, qual ponto terá maior rentabilidade.

Nos dias de hoje existe uma plataforma onde esses dados estão à disposição de maneira simples e fácil. Chama-se geofusion.com.br.

Imobiliária Jamaica Imóveis sempre fornecendo dados para você trabalhar e viver melhor.

Até o próximo artigo.

Por: jamaica
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Prepare seu imóvel antes de qualquer visita.
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